segunda-feira, 16 de julho de 2012

Quatro simples sugestões para tornar nossa vida (inclusive nas redes sociais) mais tragável


1) Não se gabe por fazer algo certo

Não tenho nada contra quem gosta de usar as redes sociais para expor suas crenças, filosofias de vida e causas que defendem. As redes sociais deveriam ser uma extensão das nossas vidas reais mesmo, portanto nada mais natural que postar que você ama e defende os animais, gosta de Clarice Lispector, segue a Jesus Cristo, dentre outros. Agora, não venha se gabar porque está fazendo algo que considera correto.

Se você ajuda alguma causa e fica mostrando não para aumentar os adeptos mas para auto-promoção, você é patético. Se eu devolver o troco que recebi a mais na padaria, não fiz nada além da obrigação. O mesmo se aplica aos casos abaixo. Se você 'escolheu esperar', 'faz trabalho voluntário', 'respeita as pessoas', 'ama todas as mulheres independente do peso', você não fez nada mais que sua obrigação. Divulgar para ganhar simpatia ou "curtidas" anula toda a suposta nobreza do seu esforço.

2) Não se contente em apenas compartilhar o pensamento dos outros

Imagine conviver com uma pessoa que vive apenas citando o que os outros disseram. Nas redes sociais, é uma realidade. Se divulgar o pensamento de alguém, tente colocar em algum contexto que mostre como aquela frase é verdadeira. Mais importante que isso, tente ter alguns pensamentos próprios para compartilhar. Sei que é difícil, mas um pouquinho de esforço não faz mal pra ninguém. Os neurônios agradecem.

3) Não fique reclamando de algo que você pode resolver sozinho

Como a rede social espelha a vida real, vemos também um mar de pessoas reclamonas nas nossas timelines, murais e etc. Se alguém enche o saco, não fique reclamando ou mandando "indiretinhas", porque isso é ridículo. Você pode bloquear a pessoa, tirar ela da sua lista ou, mais importante que isso, você também pode sair da rede social. Lembrando que reclamar de quem já está reclamando, também é mimimi.

4) Separe o público do privado

Essa separação tem se tornado cada vez mais difícil de fazer. Se ao vivo as pessoas já compartilham mais do que deveriam, nas redes sociais elas tem feito isso com fotos, links, vídeos e outros acessórios que tornam tudo ainda mais tenebroso. Apesar de ser óbvio, parece que muita gente esquece que você não é obrigado a compartilhar todos os detalhes da sua vida nas redes sociais. Não precisa revelar todos os lugares que você vai, não precisa falar todos os lugares em que você come e assim por diante. Claro que isso é apenas uma sugestão, você pode fazer tudo isso. Acredito apenas que seja saudável deixar esta linha entre público e privada bem clara. Responda sinceramente - você pode afirmar com 100% de certeza de que todas os seus "amigos" do facebook devem ver as fotos do nascimento do seu filho, imagens das festas e viagens que você participa e assim por diante?

De novo, meu intuito não é dizer o que as pessoas devem fazer - já tem um monte de gente por aí fazendo isso. Apenas dar algumas sugestões para que a gente possa aproveitar as redes sociais de forma completa, sem fazer com que o trabalhador vire refém da ferramenta.

Nenhum comentário: