segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Up, up and away / Touchdown - Dias 1 e 2

Nos próximos posts o modo Doug Funny estará ligado. Vou relatar um pouco sobre a viagem de 20 dias para os EUA que começou em 19/setembro e acabará em 09/outubro.

Dia 1 - Up, up and away - 19/Setembro

Saída de Guarulhos às 23h20, o avião estava lotado e as poltronas eram um pouco melhores que da última vez que viajei, mas mesmo assim, espaço bem limitado. Nas próximas 9 horas, além da dor nas costas intensas, alternei entre cochilos rápidos, episódios de seriados e assistindo algum filme (assisti o do Wolverine e o novo da Nia Vardalos).

Dicas - Dia 1

- Além do óbvio, como chegar 3 horas antes do vôo e fazer o check-in o quanto antes, vale destacar que quase nada precisa ser declarado na alfândega - mesmo assim, caso leve câmeras ou notebook, uma passagem por lá é obrigatória.

Dia 2 - Touchdown - 20/Setembro

Chegamos no México por volta de 6h15 (horário local) e demorou uma hora até sermos atendidos e liberados pela imigração. Aeroporto simples, mas bem organizado. Na volta, há a possibilidade de darmos uma volta na Cidade do México, já que ficaremos 12 horas por lá - e a parte boa é que não precisaremos retirar as malas e despachá-las de novo, elas seguirão diretamente para o Brasil. 10h10 pegamos o vôo para Nova York, o avião era menor e eu ainda de quebra fiquei na frente da saída de emergência e a poltrona não reclinava. Aterrisamos em NY por volta de 16h15 (horário local) e a primeira frase ouvida em território americano foi "bienvenidos a Nueva Iorque". Apesar de um dos agentes da aduana estranhar o fato de ficarmos por 20 dias apenas com as mochilas e uma mala de mão, fomos liberados sem maiores complicações e atrasos. Mala em mãos, fomos em direção ao Air Train e conectar no metrô. No Air Train, tudo simples, mas o sistema metroviário é uma zona. Diversas linhas, algumas estações funcionam apenas em horários específicos e diferenças entre expressa e local. Depois de nos localizarmos, pegamos o metrô para Manhattan. Para conectar em outra linha, saímos da estação e andamos até a outra. A viagem levou uns 50 minutos.
Chegamos no hostel que fica na East 94th st, entre a Lexington e 3rd Av. Quando chegamos, uma das camas estava ocupada e não haviam armários disponíveis. O atendente disse que no outro dia teriam armários disponíveis, mas que teríamos que esperar. Colocamos então tudo de valor nas mochilas e fomos procurar um local pra jantar. Achamos um McDonalds aqui perto, voltamos para o hostel e dormimos com as mochilas ao lado de nossas cabeças na cama.

Dicas - Dia 2

- Se não for comprar um notebook, traga o seu.
- Tentar chegar antes de anoitecer para conhecer o bairro por perto.
- Trazer dinheiro trocado.
- Não levar dinheiro comprado para comprar alguma coisa, por aqui o imposto é cobrado separadamente, direto no caixa.
- Se ficar em hostel, tente buscar informações antes ou que seja recomendado por alguém que conhece.
- Mc Donalds e Taco Bell são opções de baixo poder aquisitivo extremo. Não espere ver celebridades por lá. O gosto do Mc, todavia, é exatamente igual ao do Brasil. Então é uma opção "segura".