segunda-feira, 29 de junho de 2009

Vida de gente grande é menos vida

Um dia desses, conversando com o estagiário da área.

- Vai por mim, chega uma hora que o dinheiro não vale mais a pena. Aproveita que sua carreira está começando de fato agora (já que agora sua prioridade deixa de ser os estudos e vira a profissão) e já fica de olho nisso. Se não, daqui uns 5-6 anos, vai ser você que vai estar 30 kg mais gordo e 30% mais careca, querendo jogar tudo pro ar.
Não se trata apenas de jogar de cabeça no trabalho. Trata-se de criar vínculos com uma área que não te gera satisfação. Parte disso é tentar sempre desvincular o que você é do que você faz, e fortalecer isso. Correr no parque, ler livros, ver os amigos. Isso tudo fortalece o que você é. Parece filosofia barata, mas se você deixar claro pra si que antes de bancário você é você e agir com base nisso, dificilmente você vai sair frustrado.

(...)

- Um conselho que posso te dar e que teria me servido muito se o tivesse antes - quando você receber proposta de um trabalho em outro lugar, sempre analise TUDO, não apenas o salário. No começo parece que vai compensar ganhar mais, mesmo que as condições não sejam tão boas. Mas, depois de um tempo, não vale mais tanto a pena. Local, horário, benefícios, ambiente, descrição do trabalho, gerência, plano de carreira, possibilidade de crescimento.
Pergunte TUDO na hora da entrevista. Porque no começo a gente não pergunta mesmo. Esse é meu terceiro trampo. Sai do primeiro para ir pro segundo, ganhando 500 reais a mais. Depois vim pra cá pra ganhar quase 80% a mais do que ganhava antes. E esse foi meu único critério de análise. Hoje, com 24 anos, me vi pedindo demissão e abandonando o barco, receando ser tarde demais. Mas não é.

(...)

- O ambiente em que estamos só vai te limitar, aqui a realidade é outra. E essa "apatia" contamina. Você ganha razoavelmente bem, tem um bônus no fim de ano, PLR e outras quantias que entram esporadicamente. E eventualmente se convence a parar de correr atrás de algo melhor porque do jeito que está, tá bom.

-------------

E, tomando o caminho inverso, busco a confirmação de que ainda dá pra começar direito. Há fé e tem cor.

2 comentários:

Unknown disse...

Boa Sorte!
Tô sempre por aqui...

Celma Pereira disse...

Poxa era um pouco do eu sempre quis dizer e ouvir...Pq pensar sozinha é tão simples...Pensar e ver q outro pensa igual é mais alegre, pq se percebe q não é uma idéia sem lucro, mais idéia q trará sentido a vida.